Destaques

25/01/2018

China importa 11 milhões de toneladas de soja de MT, maior montante da história

China importa 11 milhões de toneladas de soja de MT, maior montante da história

A China importou no ano passado 11,7 milhões de toneladas da soja mato-grossense em grão, o que representou o maior montante já comprado do Estado. O país asiático comprou 65% de toda a produção levada da oleaginosa levada para fora e foi disparado o líder no quesito. Na segunda colocação, aparece a Espanha tendo importado 1,1 milhão de toneladas seguido pela Tailândia com 803,6 mil toneladas.

No total, Mato Grosso exportou 18 milhões de toneladas de soja em 2017. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e foram divulgados no relatório semanal de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda (22).

O porto de Santos (SP), que levou para fora 8,4 milhões de toneladas de soja, continua sendo a principal rota de escoamento do grão mato-grossense. Um destaque, porém, foi o crescimento dos embarques nos portos do chamado Arco-Norte do país. A região foi responsável pela exportação de 42,7% do total, a maior participação da história.


www.noticiasagricolas.com.br

www.noticiasagricolas.com.br




voltar