Notícias

13/04/2018

5 Tecnologias que estão impactando o agronegócio

5 Tecnologias que estão impactando o agronegócio

Quando você pensa no campo, você imagina os impactos que muitas novas tecnologias têm diretamente sobre ele? Provavelmente não, correto? Vivendo num período onde elas são mais notadas pela sua ausência que por sua presença, perceber o quanto ela é presente nas áreas rurais é um processo complicado.

Por si só, o termo “rural” já parece afastar qualquer ideia sobre avanços tecnológicos, porém há algumas tecnologias que estão transformando a vida daqueles que trabalham com o campo – o famoso agronegócio. Neste artigo, explicaremos algumas destas ferramentas e o impacto que elas causam nesta crescente ramificação da economia brasileira.

Energia Solar

Por ser uma tecnologia que traz vantagens em médio prazo, o uso da energia solar dentro do agronegócio ainda não é um caminho tomado por muitos gestores rurais. Entretanto, o alto investimento pode garantir vantagens competitivas para o seu negócio.

O uso desta energia renovável acaba por diminuir os gastos na produção, melhorar a produtividade e, consequentemente, otimizar os produtos finais. A redução de gastos vem principalmente pela autonomia energética e diminuição das contas de energia. Outra vantagem é que através dela, o seu negócio se torna muito mais sustentável.

Telemetria

Ter em suas mãos aplicativos voltados para o agronegócio e que mostrem a você a realidade ao vivo de suas propriedades não é mais um sonho distante. Com o uso da telemetria, os produtores rurais podem acompanhar instantaneamente a posição de seus veículos (e aspectos como a quantidade de combustível em cada um deles), a distribuição de produtos e insumos, e até mesmo o quanto já foi trabalhado em cada área do local.

Lembrando um pouco o sistema de “Internet das Coisas”, a comunicação entre os equipamentos rurais é quase que essencial para os gestores rurais que buscam investir na agricultura de precisão. Este sistema de comunicação automatizado ajuda o produtor a compreender melhor o seu negócio através da coleta e compartilhamento de dados para monitoramento.

Sensores

Em conjunto com a telemetria, os sensores auxiliam os produtores rurais a administrar suas propriedades e safras de forma a fazê-los entender a dinâmica de suas fazendas e, consequentemente, ajudando-os a identificar os pontos que precisam ser melhor trabalhados.

Seu uso pode ser aplicado para diversos serviços, como evitar o desperdício de água ou insumos, controlar o consumo de água e ração, monitorar dados como temperatura, luminosidade, quantidade de CO² e até mesmo analisar o índice de mortalidade dos animais.

Uma das principais vantagens do uso de sensores é o acompanhamento em tempo real destes diversos aspectos que abrangem o agronegócio. A otimização dos recursos gera um impacto indiscutível na produtividade e na qualidade dos produtos finais, aumentando não só a produtividade, quanto o próprio valor agregado de cada um.

Aplicativos para agronegócio (Cloud + Data Analysis)

A produção rural é um constante trabalho de análise e acompanhamento de dados em busca da otimização de resultados. Se até pouco tempo atrás pouco se pensava no uso da alta tecnologia dentro do campo, hoje tudo pode ser trabalhado para melhorar a gestão rural.

Com softwares voltados para a área agrícola, é possível organizar, armazenar e analisar os principais dados de uma propriedade rural. Este tipo de serviço facilita a gestão de uma fazenda, aprimorando os resultados obtidos a médio e longo prazo.

Um exemplo de um software de gerenciamento agrícola é a eAgro, uma plataforma de gerenciamento agrícola que abrange todas as áreas necessárias para que o produtor tenha completo conhecimento de seu trabalho.

Drones

Já utilizados em inúmeros mercados, os drones não poderiam manter-se fora da área rural. Seja para monitoramento da região ou pulverização de produtos, as aeronaves-não-tripuladas estão cada vez mais presentes no agronegócio.

Quando um produtor rural pensa em como administrar uma fazenda, ele hoje tem a chance de ter um monitoramento aéreo completo, com grande redução de gastos e tempo quando comparado com tempos anteriores.

Manter-se atento às inovações tecnológicas é essencial para crescer em diversos aspectos. Não só para aumentar a produtividade, reduzir os custos e otimizar os resultados, estar atualizado neste quesito garante ao seu negócio as vantagens competitivas que colocam o seu nome a frente no mercado.

Com o uso das ferramentas corretas, o trabalho de gestão agrícola torna-se mais fácil e aprimorado, fazendo com que o sucesso chegue ainda mais rápido. Todavia, ainda é necessário que cada profissional pese as necessidades de cada caso: o prazo de retorno do investimento (ROI), quais os principais problemas existentes no negócio e quais serão os pontos que devem ser trabalhados primeiramente.

A partir desta análise, é possível inserir-se na área tecnológica do agronegócio com segurança e uma visão clara do futuro, onde o produtor rural saberá exatamente o que e quando esperar.


https://eagro.ag

https://eagro.ag





voltar