Notícias

22/06/2018

Argentina: safra 2018/19 deverão ter cenário climático próximo ao normal, diz Bolsa de Buenos Aires

Argentina: safra 2018/19 deverão ter cenário climático próximo ao normal, diz Bolsa de Buenos Aires

A safra 2018/19 da Argentina poderia se desenvolver em um cenário climático muito mais próximo do normal do que o registrado durante a safra anterior. Isso é porque a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), em seu último boletim de Perspectivas Agroclimáticas, aposta em uma condição na qual "o regime de chuvas manteria um nível próximo à sua média histórica, ainda que em um passo irregular".

Na primavera

De acordo com a perspectiva, a circulação tropical será "vigorosamente reativada", superando seu nível médio e trazendo calor e umidade para grande parte da área agrícola.

Neste cenário, se espera um grande foco com atividade superior ao normal que se estenderá sobre o Peru, a Bolívia, o Noroeste Argentino, o Paraguai, a maior parte da área agrícola do Brasil, a região do Chaco e o norte da Mesopotâmia, com chuvas muito mais abundantes em tempestades severas.

"Se apresentará um risco de que, entre ambos os focos com grande atividade, se instale uma área com escasso aporte de umidade atmosférica, que irá atingir o leste da região do Cuyo (San Juan, San Luis e Mendoza), o norte e o centro da região dos Pampas, o sul da Mesopotâmia (Misiones, Corrientes e Entre Ríos) e grande parte do Uruguai, que registrarão chuvas abaixo da média da estação, com seus menores valores sobre o leste de Córdoba, o noroeste de Buenos Aires, o sul de Santa Fe e o sudoeste de Entre Ríos", destaca o boletim.

No verão

Para a estação que irá começar em 21 de dezembro, o boletim prevê que a circulação tropical se manterá acima de seu nível médio, o que trará calor e umidade para grande parte da área agrícola.

Contudo, de acordo com o que foi indicado pela BCBA, continuará o risco de que se mantenha uma área com escasso aporte de umidade atmosférica, o que irá envolver a maior parte da região do Cuyo e o oeste da região dos Pampas, que registrarão chuvas abaixo da média da estação, com seus menores valores sobre o sul de Córdoba, a maior parte de La Pampa e o oeste de Buenos Aires.


www.noticiasagricolas.com.br

www.noticiasagricolas.com.br





voltar